Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2010

Lanche saudável - reportagem Rede Record

Participamos de uma reportagem realizada pela Rede Record abordando o tema da alimentação saudável na Escola e no lanche.

Bienal do Livro do Paraná

Fique atento, vem aí a Bienal do Livro do Paraná. Programe-se e participe. Clique aqui para ver a programação.

Literatura na Educação Infantil: para começar, muitos livros...

Garantir o contato com as obras e apresentar diversos gêneros às crianças pequenas é a principal função dos professores de creche e pré-escola para desenvolver os comportamentos leitores e o gosto pela literatura desde cedo Todos os especialistas concordam que, num país como o Brasil, a escola tem um papel fundamental para garantir o contato com livros desde a primeira infância: manusear as obras, encantar-se com as ilustrações e começar a descobrir o mundo das letras. É nas salas de Educação Infantil que o professor deve apresentar os diversos gêneros à turma. Nessa fase, o que importa é deixar-se levar pelas histórias sem nenhuma preocupação em "ensinar literatura". Ler para os pequenos e comentar a obra com eles é fundamental para começar a desenvolver os chamados comportamentos leitores. Por que ler Mesmo antes de aprender a ler, as crianças devem ser colocadas em contato com a literatura. Ao ver um adulto lendo, ao ouvir uma história contada por ele, ao observar as

Sacudir o bebê pode causar dano cerebral - Reportagem Gazeta do Povo

     Veja reportagem sobre a importância dos cuidados com os bebês e os problemas que condutas descontroladas podem causar.      Um bebê que não para de chorar pode acabar levando pais ou cuidadores ao descontrole. Embora lidar com essa situação nem sempre seja fácil, algo que jamais de­­ve ser feito é sacudir o bebê como forma de repreendê-lo. Muita gen­­te não sabe, mas o movimento brusco da cabeça do bebê para frente e para trás pode deixar sé­­rias sequelas e até mesmo colocar sua vida em risco. Não existem es­­tatísticas precisas a respeito da in­­cidência da chamada síndrome do Bebê Sacudido, já que por ser considerada um tipo de mau-trato acaba sendo registrada como violência contra a criança. Entre­tanto, os médicos recomendam que os pais tenham cuidado e evitem as chacoalhadas, mesmo du­­rante as brincadeiras.   Clique aqui para continuar lendo.