Doce saudável para felicidade geral



Que tal um docinho saudável para dar mais alegria ao final de semana?

;


Na semana passada as crianças puderam se deliciar com a “Crepioca” de chocolate recheada com ganache de biomassa de banana verde e morangos, a receita fez tanto sucesso que vamos compartilhar com vocês!

Crepioca de chocolate:

Ingredientes:

2 ovos
1 colher (de sopa) de farinha de tapioca
1 colher (de sopa) de cacau em pó
3 colheres (de sopa) de água

Modo de preparo:
Em um bowl misture primeiramente os ovos e a farinha de tapioca, após acrescente os demais  ingredientes, feito a mistura coloque todo o conteúdo em uma frigideira antiaderente levemente quente e mantenha em fogo baixo, deixe por alguns segundos e vire, quando a massa desgrudar da frigideira estará pronto.
Recheio de Ganache de biomassa de banana verde:

Ingredientes:
3 colheres (de sopa) de cacau em pó
½ caixinha de creme de leite
1 xícara de leite
½ xícara biomassa de banana verde

Modo de preparo:

Numa panela, em fogo baixo, misture bem a biomassa de banana verde, o leite e o creme de leite, após adicione o cacau em pó e vá mexendo com o auxilio do fuê por aproximadamente 4 minutos ou a ate dar ponto de ganache.

Dica: Se quiser o recheio mais docinho, use 1 colher de sopa de açúcar mascavo  ou xarope de agave.



E o que falar da nossa queridinha Biomassa de Banana Verde?

Vamos hoje conhecer um pouco mais dos benefícios da banana verde?
A banana, quando ainda bem verde, possui uma maior concentração de amido resistente, que se transforma em açúcar quando a fruta amadurece.
O amido resistente não pode ser digerido pelas enzimas do estômago, desta forma sua atuação no organismo se parece mais com a das fibras do que com os carboidratos. Quando consumimos a banana verde, o amido resistente passa intacto pelo estômago e pelo intestino delgado, sendo fermentado pelas bactérias somente no intestino grosso, em um processo que resulta na formação de substâncias benéficas para a saúde.
Ao ser fermentado, o amido resistente, além de outras coisas, também, colabora para a integridade da mucosa intestinal, já que auxilia a absorção adequada dos nutrientes e serve de alimento para as bactérias “do bem” que habitam nosso intestino e são indispensáveis para a saúde do sistema digestivo.

Desta forma, podemos citar como um dos principais benefícios deste alimento a prevenção da constipação intestinal, já que ela atua como uma “vassourinha”, auxiliando na eliminação de resíduos alimentares que possam estar obstruindo o sistema digestivo e colaborando para a eliminação de toxinas. O amido resistente melhora o trânsito intestinal, atuando na prevenção de diarreias, constipação e até mesmo câncer de intestino; e mais ainda: estudos recentes sugerem que a farinha de banana verde pode aumentar em até 30% os níveis de colesterol bom na circulação. Uma das explicações é o fato da fruta reduzir a produção do colesterol pelo fígado e ao mesmo tempo auxiliar na sua eliminação pelo sistema digestivo.

É importante lembrar também, que a banana é uma ótima fonte de vitamina 6 e triptofano, dois nutrientes essenciais para a síntese de serotonina, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar; o triptofano pode ajudar a melhorar o sono, diminuir a vontade de comer doces e até mesmo evitar a depressão.

Além desses benefícios, banana verde possui mais minerais que a banana madura, entre eles o potássio, o fósforo, sódio, magnésio, mangenês, iodo, cobre, alumínio e zinco. De vitaminas, podemos citar as A, C, complexo B!

E ai, você deve estar se perguntando como devo consumir?!
A banana verde deve ser consumida cozida ou na forma de farinha. Quando cozida é conhecida como biomassa de banana verde e costuma ser feita em casa, a farinha de banana verde pode ser encontrada à venda em casas de produtos naturais. 
A biomassa é utilizada para engrossar molhos, preparar de doces (como brigadeiro), para substituir o creme de leite e, é claro como sua imaginação permitir.

Então, esse alimento faz milagres? Não! Nenhum alimento faz milagre, mas é importante, que a biomassa, por exemplo, seja incluída na alimentação diária para obtenção e manutenção da saúde.

E nós da Gaia, estamos sempre buscando e praticando um cardápio saudável, pensando na saúde e bem estar das nossas crianças e colegas.
Desta forma, a biomassa faz parte de algumas receitas que estão no nosso cardápio.
Receita da biomassa de banana verde:

Ingredientes:

·         12 bananas verdes
·         Água suficiente para cobrir as bananas na panela.

Preparo:

·           Lave bem as bananas sem retirar a casca e o cabinho da fruta;
·           Leve a água ao fogo e deixe ferver (utilize panela de pressão);
·           Acrescente as bananas à água quente e tampe a panela;
·           Assim que começar o “chiado” da pressão marque 10 minutos;
·           Desligue a panela e deixe esfriar;
·           Abra a panela e escorra toda a água;
·           Abra as bananas (se preferir utilize um garfo ou faca) e descarte as cascas;
·           Bata a polpa da banana no liquidificador (se necessário utilize um pouco de água);
Acomode a mistura batida em formas de gelo e em potes de vidro. Mantenha na geladeira e consuma em até 7 dias, ou congele para ir usando conforme sua necessidade, por até 20 dias.




Comentários

  1. Encontrei nesse blog muito conteúdo que pode ajudar nosso colégio zona norte SP, parabéns pelo blog de qualidade, adoreeeei!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação saudável

A alimentação é um tema que, para nós da escola Gaia, precisa muito ser discutido, pensado e revisto.

Oito jeitos de mudar o mundo