Doce saudável para felicidade geral



Que tal um docinho saudável para dar mais alegria ao final de semana?

;


Na semana passada as crianças puderam se deliciar com a “Crepioca” de chocolate recheada com ganache de biomassa de banana verde e morangos, a receita fez tanto sucesso que vamos compartilhar com vocês!

Crepioca de chocolate:

Ingredientes:

2 ovos
1 colher (de sopa) de farinha de tapioca
1 colher (de sopa) de cacau em pó
3 colheres (de sopa) de água

Modo de preparo:
Em um bowl misture primeiramente os ovos e a farinha de tapioca, após acrescente os demais  ingredientes, feito a mistura coloque todo o conteúdo em uma frigideira antiaderente levemente quente e mantenha em fogo baixo, deixe por alguns segundos e vire, quando a massa desgrudar da frigideira estará pronto.
Recheio de Ganache de biomassa de banana verde:

Ingredientes:
3 colheres (de sopa) de cacau em pó
½ caixinha de creme de leite
1 xícara de leite
½ xícara biomassa de banana verde

Modo de preparo:

Numa panela, em fogo baixo, misture bem a biomassa de banana verde, o leite e o creme de leite, após adicione o cacau em pó e vá mexendo com o auxilio do fuê por aproximadamente 4 minutos ou a ate dar ponto de ganache.

Dica: Se quiser o recheio mais docinho, use 1 colher de sopa de açúcar mascavo  ou xarope de agave.



E o que falar da nossa queridinha Biomassa de Banana Verde?

Vamos hoje conhecer um pouco mais dos benefícios da banana verde?
A banana, quando ainda bem verde, possui uma maior concentração de amido resistente, que se transforma em açúcar quando a fruta amadurece.
O amido resistente não pode ser digerido pelas enzimas do estômago, desta forma sua atuação no organismo se parece mais com a das fibras do que com os carboidratos. Quando consumimos a banana verde, o amido resistente passa intacto pelo estômago e pelo intestino delgado, sendo fermentado pelas bactérias somente no intestino grosso, em um processo que resulta na formação de substâncias benéficas para a saúde.
Ao ser fermentado, o amido resistente, além de outras coisas, também, colabora para a integridade da mucosa intestinal, já que auxilia a absorção adequada dos nutrientes e serve de alimento para as bactérias “do bem” que habitam nosso intestino e são indispensáveis para a saúde do sistema digestivo.

Desta forma, podemos citar como um dos principais benefícios deste alimento a prevenção da constipação intestinal, já que ela atua como uma “vassourinha”, auxiliando na eliminação de resíduos alimentares que possam estar obstruindo o sistema digestivo e colaborando para a eliminação de toxinas. O amido resistente melhora o trânsito intestinal, atuando na prevenção de diarreias, constipação e até mesmo câncer de intestino; e mais ainda: estudos recentes sugerem que a farinha de banana verde pode aumentar em até 30% os níveis de colesterol bom na circulação. Uma das explicações é o fato da fruta reduzir a produção do colesterol pelo fígado e ao mesmo tempo auxiliar na sua eliminação pelo sistema digestivo.

É importante lembrar também, que a banana é uma ótima fonte de vitamina 6 e triptofano, dois nutrientes essenciais para a síntese de serotonina, um dos neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem estar; o triptofano pode ajudar a melhorar o sono, diminuir a vontade de comer doces e até mesmo evitar a depressão.

Além desses benefícios, banana verde possui mais minerais que a banana madura, entre eles o potássio, o fósforo, sódio, magnésio, mangenês, iodo, cobre, alumínio e zinco. De vitaminas, podemos citar as A, C, complexo B!

E ai, você deve estar se perguntando como devo consumir?!
A banana verde deve ser consumida cozida ou na forma de farinha. Quando cozida é conhecida como biomassa de banana verde e costuma ser feita em casa, a farinha de banana verde pode ser encontrada à venda em casas de produtos naturais. 
A biomassa é utilizada para engrossar molhos, preparar de doces (como brigadeiro), para substituir o creme de leite e, é claro como sua imaginação permitir.

Então, esse alimento faz milagres? Não! Nenhum alimento faz milagre, mas é importante, que a biomassa, por exemplo, seja incluída na alimentação diária para obtenção e manutenção da saúde.

E nós da Gaia, estamos sempre buscando e praticando um cardápio saudável, pensando na saúde e bem estar das nossas crianças e colegas.
Desta forma, a biomassa faz parte de algumas receitas que estão no nosso cardápio.
Receita da biomassa de banana verde:

Ingredientes:

·         12 bananas verdes
·         Água suficiente para cobrir as bananas na panela.

Preparo:

·           Lave bem as bananas sem retirar a casca e o cabinho da fruta;
·           Leve a água ao fogo e deixe ferver (utilize panela de pressão);
·           Acrescente as bananas à água quente e tampe a panela;
·           Assim que começar o “chiado” da pressão marque 10 minutos;
·           Desligue a panela e deixe esfriar;
·           Abra a panela e escorra toda a água;
·           Abra as bananas (se preferir utilize um garfo ou faca) e descarte as cascas;
·           Bata a polpa da banana no liquidificador (se necessário utilize um pouco de água);
Acomode a mistura batida em formas de gelo e em potes de vidro. Mantenha na geladeira e consuma em até 7 dias, ou congele para ir usando conforme sua necessidade, por até 20 dias.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de hoje é.... Bolo de feijão!

Teatro sobre alimentação saudável