Informativo Nutricional

A partir deste mês teremos algumas dicas, receitas e orientações nutricionais, sob a responsabilidade da nutricionista Cyntia Piaia Sassala.

A educação nutricional tem grande importância no esclarecimento tanto da população, quanto da criança em suas escolhas alimentares, mas principalmente na orientação dos pais. Os hábitos alimentares adequados ou não, são formados até 2 anos de idade, e serão os mesmos por toda a vida do indivíduo, por isso a preocupação em mudá-los.

O incentivo à alimentação saudável não é apenas responsabilidade dos pais, uma vez que a criança vai crescendo, ganhando espaço e formando sua opinião sobre muitos fatos e entre eles, a sua alimentação, mas também da escola, professores, amigos e meios de comunicação.

Sabemos que quanto mais limitada e monótona a ingestão alimentar, mais suscetível estará à criança a ter deficiências nutricionais, ou seja, quanto menor a quantidade de energia, maior será o risco da criança apresentar carência em algum desses nutrientes.

Então, o segredo da boa alimentação está na variedade dos alimentos e na combinação entre eles. É fato conhecido que as crianças gostam de salgadinhos, refrigerantes, biscoitos recheados, etc. Esses alimentos não são proibidos, mas em excesso poderão prejudicar à saúde porque são ricos em gorduras, açúcares e sal. Os familiares e a escola são muito importantes, pois é por meio deles que a criança passa a conhecer novos alimentos.

Algumas recomendações para tornar mais efetiva à educação alimentar da criança em casa e na escola poderão ser seguidas:

· Evitar que a mesa de jantar não seja um local de brigas e ações punitivas para com as crianças;
· Deve-se proporcionar ambiente agradável para as crianças e adultos nos horários das refeições;
· O hábito da alimentação saudável deve vir em conjunto de todos os integrantes da família;
· Evitar que a modernidade do dia a dia interfira na escolha dos alimentos mais saudáveis, fazendo-se dar preferência aos fast foods e a utilização de alimentos pré-preparados pela falta de tempo para fazer a comida caseira;
· Carinho e atenção para os filhos são indispensáveis;
· Evitar comer em frente à TV e estimular seu filho aos novos sabores e cores;
· Evitar que a criança utilize como lanche alimentos pobres em nutrientes por serem mais práticos como os refrigerantes, salgadinhos e biscoitos recheados, etc;
· Incentivar a prática de atividade física e a boa alimentação são ações importantes para se ter uma vida muito mais saudável desde a infância.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação saudável

A alimentação é um tema que, para nós da escola Gaia, precisa muito ser discutido, pensado e revisto.

Oito jeitos de mudar o mundo