Informativo Nutricional Outubro

A Escola têm o objetivo de capacitar os cidadãos a tomarem decisões, desempenhando um papel no incentivo ao desenvolvimento de hábitos saudáveis, seja através da educação nutricional ou em relação ao que é consumido na escola.
A Nutrição é a ciência que estuda as reações químicas do organismo a partir da ingestão dos alimentos. Fazem parte dos alimentos, substâncias químicas orgânicas e inorgânicas chamadas de nutrientes.
A Nutricionista tem o papel de oferecer aos alunos cardápios nutritivos, balanceados, saborosos e que atendam as necessidades nutricionais da criança, quanto à quantidade de calorias e nutrientes. A boa nutrição começa com o conhecimento! Conhecer os benefícios dos alimentos, obter o equilíbrio ideal dos carboidratos, proteínas e gorduras, garantir as quantidades certas de vitaminas e minerais é o primeiro passo para mantermos a saúde. Mas, o que é uma alimentação equilibrada?
Alimentação equilibrada ou balanceada é aquela que oferece numa mesma refeição pelo menos um alimento de cada grupo, ou seja, Energéticos, Construtores e Reguladores, garantindo assim todos os nutrientes.
ALIMENTOS ENERGÉTICOS
Os alimentos Energéticos fornecem muita energia, a qual utilizamos para trabalhar, correr, brincar, estudar, respirar. Fazem parte deste grupo, as massas, pães, arroz, batata, cereais, entre outros.
ALIMENTOS CONSTRUTORES
         Os alimentos Construtores auxiliam no crescimento e restabelecimento dos tecidos do nosso corpo, fazendo a cicatrização de ferimentos, formação de ossos, cabelos, unhas, dentes e outras partes. Exemplo de alimentos: carne, aves, peixes, leite e derivados, ovos, entre outros.
ALIMENTOS REGULADORES
Como o próprio nome já diz, os alimentos Reguladores regulam o funcionamento do nosso corpo, prevenindo doenças como gripes e resfriados e também ajudam na digestão dos alimentos. Os alimentos reguladores são ricos em vitaminas (A,B,C,D,E,K, entre outras) e  minerais  (ferro, cálcio, sódio, potássio, etc.), que encontramos nas frutas, verduras e legumes.
         Uma alimentação completa e equilibrada deve conter arroz, feijão, carne, verduras, legumes, frutas, pães, cereais, leite, ovos, variando diariamente os grupos de alimentos.


Nutricionista: Cyntia Cristina Piaia Sassala.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação saudável

A alimentação é um tema que, para nós da escola Gaia, precisa muito ser discutido, pensado e revisto.

Oito jeitos de mudar o mundo