Cuidando da saúde no Inverno

Como sabemos, no inverno é mais comum o contágio de doenças respiratórias e da gripe. Em 2009, aproximadamente 67 mil pessoas foram internadas no Paraná com doenças do sistema respiratório. As infecções são mais comuns no outono e inverno devido a maior proliferação de bactérias e vírus que causam a disseminação das doenças. As crianças e idosos são os que mais sofrem, pois tem maior fragilidade no sistema imunológico.

Preocupados com a saúde dos alunos, a Escola Gaia ressalta a importância de mantermos os cuidados essenciais para prevenirmos dessas doenças, principalmente da Gripe A (H1N1). No ano passado, tivemos as aulas interrompidas por causa desta doença e nesse ano, o Ministério da Saúde ainda não determinou se as escolas devem suspender as aulas.

De acordo com a agente de saúde Sandra Mara Falcão, da Unidade de Saúde Bom Pastor, de Curitiba, embora as crianças e professores estejam sendo vacinadas vale ressaltar que o vírus é mutante, e que pode surgir novos tipos de gripe, são os subtipos da Gripe A, como o H2N3. “No ano passado foi necessário interromper as aulas para evitar uma epidemia da gripe, esse ano esperamos que isso não seja necessário, no entanto certas medidas de prevenção devem ser mantidas, mesmo por aqueles que já tomaram a vacina”, explica a agente.

“Precisamos manter todos os cuidados como lavar bem as mãos, cobrir a boa e nariz com lenço descartável ao tossir e espirrar, não compartilhar objetos de uso pessoal, são algumas das formas de prevenção da doença. Embora tenhamos a vacina, estes hábitos devem fazer parte do nosso cotidiano”, explica o secretário da Saúde, Carlos Moreira Jr.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação saudável

A alimentação é um tema que, para nós da escola Gaia, precisa muito ser discutido, pensado e revisto.

Oito jeitos de mudar o mundo