Apreciação e reprodução de imagem
Iniciamos essa proposta apreciando e manipulando o material. As crianças ficaram livres para escolher o seu azulejo, sentir sua textura, observar seus desenhos, peso, formato, traços, cor e estrutura gráfica. Em seguida, selecionaram a imagem que mais lhe chamou a atenção e que gostariam de reproduzir.
No primeiro momento, sentimos a textura da cerâmica através do tato, reproduzindo o desenho com as pontas dos dedos, depois utilizamos apenas o piloto preto, com a finalidade de evidenciar as observações das crianças e o traçado do desenho. Durante o registro algumas crianças fizeram as seguintes observações:
“Tem grandes e pequenos é mais fácil de desenhar os grandes”
“Bem cheio e quadrados dentro um do
outro, eu consigo fazer separado”
Em segundo momento, as crianças observaram minuciosamente as cores que compõem o design do azulejo, então selecionaram lápis de cor para colorir e finalizar suas reproduções.
“Branco não existe no lápis então vou usar
o azul que também é clarinho”
“Se eu apertar bem forte o lápis ele parece
canetinha”
“Tem muitas cores mas vou usar as que eu
gosto mais”
Depois dessa experimentação as crianças se mostraram mais, ativas, competentes e confiantes. Encontrando significado e relação na potencialidade de seu traço.
Comentários
Postar um comentário