A alimentação é um tema que, para nós da escola Gaia, precisa muito ser discutido, pensado e revisto.

      

   A alimentação é um tema que, para nós da escola Gaia, precisa muito ser discutido, pensado e revisto.
       O que isso tem haver com Educação? Podemos dizer que muito.
       Educar também é pensar uma alimentação que ofereça às crianças alimentos ricos nos nutrientes que nosso corpo precisa, é educar para despertar o paladar, a textura, o encanto que cada pedacinho pode trazer. Nesse tempo da criança, desse o nascimento até os 5-6 anos a criança descobre o mundo e não é diferente quando pensamos no que ela come.
      Alimentação saudável consiste em uma alimentação equilibrada; respeita as condições, necessidades biológicas e socioculturais de cada indivíduo. Alguns parâmetros são indispensáveis para manter uma alimentação saudável, são eles:

1- Variedade de todos os grupos alimentares;
2- Alimentação colorida;
3- Alimentação harmoniosa;
4- Moderação;
5- Segurança contra contaminação físico-química e biológica dos alimentos.

       A pirâmide alimentar do brasileiro está passando por mudanças. À tradicional configuração de alimentos, base do Guia Alimentar do Ministério da Saúde, foram inseridos novos alimentos de potencial nutritivo maior, no intuito de adequar nossos hábitos alimentares, valorizando também alguns alimentos regionais. Na nova pirâmide, os alimentos aparecem dispostos em oito grupos e em quatro níveis, levando em consideração o nutriente de maior destaque em cada um deles.
           Inserir então uma diversidade de alimentos nas refeições das crianças possibilita um apropriar-se destes "gostos". Por isso aqui na escola, mesmo em momentos de festa, como por exemplo a comemoração dos aniversários do mês, tentamos seguir a mesma linha e trazer alimentos com uma apresentação que convide as crianças a experimentar e degustar.
            Nós da Gaia, priorizamos a saúde e bem estar e desta forma oferecemos alimentos saudáveis e funcionais no nosso cardápio.  Alimentos Funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Os principais alimentos classificados como funcionais são: soja e derivados, cereais integrais, linhaça, hortaliças com talos, leite fermentados entre outros.

Dica da Nutri: É importante lembrar que alimentos funcionais e alimentos enriquecidos são coisas diferentes. O alimento funcional será bem aproveitado pelo organismo desde que seu consumo esteja associado a uma alimentação equilibrada e saudável.
Abaixo algumas receitas que vamos compartilhar para que vocês também possam estar fazendo em casa na presença da criança, aumentando esse vinculo com o alimento que é fundamental e tão gostoso.
           


Bolo de agrião
Ingredientes:

4 ovos
1/2 maço de agrião
150 ml de óleo
2      xicaras de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher de fermento em pó
Modo de preparo: Bata as gemas, o agrião, o óleo e o açúcar no liquidificador. Em seguida despeje em uma vasilha e acrescente a farinha, as claras em neve e por último o fermento. Mexa bem. Por ultimo, leve ao forno de 30 a 40 minutos (até que fique dourado).



Biomassa de Banana Verde
Ingredientes:
10 bananas verdes


Modo de preparo: Corte as bananas do cacho sem deixar aparecer a polpa e higienize, Coloque as bananas em uma panela de pressão e adicione água até cobri-las. Deixe cozinhar por 8 minutos a partir do inicio da pressão na panela. Em seguida apague o fogo e deixe sair toda a pressão. Abra a panela, descasque as bananas e bata a polpa no liquidificador. Se necessário adicione um pouco de água filtrada até virar um creme.



A biomassa é um amido resistente e por isso seus benefícios são inúmeros, inclusive para diminuir o índice glicêmico da preparação e é indicado para dar cremosidade as preparações. Pode ser utilizada para substituir o creme de leite e o leite 




Escondidinho funcional de abóbora


Ingredientes:
1 kg de abobora
1 abobora media
100 g de biomassa de banana verde
½  cebola picada
½  tomate picado
Cheiro verde a gosto
Noz moscada a gosto
Alho amassado a gosto
Azeite de oliva e sal a gosto


Modo de preparo: Refogue a carne moída em uma panela com a cebola e o tomate. Adicione o cheiro verde, a noz moscada , o alho e tempere com sal e azeite de oliva a gosto. Em outra panela, cozinhe a abóbora e amasse com um garfo até virar um purê. Adicione a biomassa e mexa. Tempere a gosto.
Montar o escondidinho: Em um refratário coloque a primeira camada de purê, a segunda com carne moída e por ultimo mais uma de purê. Leve ao forno por 20 minutos em temperatura de 250ºC.



A abóbora é um ótimo antioxidante, rica em betacaroteno e combate assim os radicais livres que causam envelhecimento da pele.







Para entender melhor esses conceitos de alimentação utilizam-se guias alimentares, como, por exemplo, a pirâmide alimentar. Com ela, é possível visualizar como a alimentação deve ter variedade, proporção e moderação.



Texto elaborado pela Lais Aparecida Queiroz Fitz, nutricionista da Escola Gaia e Suzy A. Fortis Rengel, psicóloga e Diretora da Escola Gaia.




Comentários

  1. Boa tarde Lais e Suzy. Me chamou muito a atenção esta postagem de vocês. É um tema de suma importância para os nosso filhos hoje e para a sociedade. A palavra chave é "diversidade" para desenvolver o gosto e o paladar de cada indivíduo. Eu trabalho com educação ambiental e uma das atividades a qual desenvolvo com crianças e adolescentes são vivências em fazendas orgânicas.  Nestas vivências eu tento o máximo oferecer oportunidades para eles experimentarem os alimentos com todos os sentidos (gosto, cheiro, visual, tato). Acompanhar a transformação que eles passam com cada descoberta é muito gratificante. Do ponto de vista do desenvolvimento da criança, em qual idade começa a formar os gostos? A partir do momento de desmamar? A outra pergunta que eu tinha era em relação a alimentos funcionais. Esta muito de moda esta a palavra "funcional", mas como se classificam os alimentos funcionais em relação a teores de nutrientes?  Obrigado e parabéns pelo trabalho de vocês!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação saudável

Oito jeitos de mudar o mundo