Dia Mundial da Alimentação

No dia 16 de outubro, comemora-se o Dia Mundial da Alimentação. Para marcar a data, a Escola Gaia organizou algumas atividades de educação nutricional para as crianças das turmas do infantil I ao V.
Segundo a nutricionista Flávia Monteiro, as atividades tinham “o intuito de ampliar a formação de hábitos alimentares adequados ainda na infância”. A profissional destaca que atualmente o excesso de peso e as doenças crônicas não transmissíveis são comuns entre as crianças menores de 5 anos. Por isso, torna-se importante educar a população infantil para realizarem escolhas alimentares mais saudáveis.


As atividades

Os alunos plantaram ervas aromáticas
A turma do Infantil I plantou temperos naturais (hortelã, orégano, tomilho, manjericão) no dia 18 de outubro.  Os temperos serão utilizados no preparo da alimentação da escola. “Preparamos uma alimentação saudável para as crianças do berçário ao infantil V. Utilizamos uma pequena quantidade de sal nas preparações e investimos nos temperos naturais. Por isso resolvemos plantar  alguns dos temperos mais usados na cozinha da escola”, explica a nutricionista.

Aula de culinária na turma do Infantil II
Já o Infantil II teve uma aula de culinária e fez um Bolo Nutritivo, que contém cenoura, beterraba e laranja. As atividades de culinária têm como objetivo despertar o interesse da criança pela alimentação saudável, pois elas interagem no preparo das receitas. Além disso, as crianças são estimuladas a consumirem alguns ingredientes das preparações que, no caso do bolo nutritivo, foram a laranja, a cenoura e a beterraba. Essa atividade aconteceu dia 16 de outubro.

O Infantil III montou um painel com o modelo do prato saudável no dia 15 de outubro. Foram utilizados alimentos (arroz, feijão, lentilha), figuras, isopor, lã, algodão e papel crepom para confecção de dois pratos que representam uma refeição saudável.

Uma das brincadeiras do Jogo dos Sentidos
Já as turmas do Infantil IV e V, tiveram uma gincana na sexta-feira, dia 18 de outubro. Entre as brincadeiras estavam jogos com a adivinhação de alimentos com os olhos vendados, o Jogo dos Sentidos. As crianças foram divididas em 2 equipes e tinham que descobrir os alimentos que eram colocados em suas mãos por meio do tato, olfato e paladar.

Além das brincadeiras, também no dia 18 de outubro, as crianças montaram sanduíches naturais com auxílio dos professores, estimulando mais uma vez, o consumo de alimentos saudáveis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação saudável

A alimentação é um tema que, para nós da escola Gaia, precisa muito ser discutido, pensado e revisto.

Oito jeitos de mudar o mundo