Como pensamos a Educação Infantil
Educação Infantil para nós é um lugar de carinho, de educar para a vida, lugar em que as crianças chegam nos braços dos pais e vão embora andando por si só. São momentos de marcas fundamentais em nossas vidas.
E por isso que queremos possibilitar um espaço em que a família e a escola possam estar juntas, um espaço de vida e acompanhamento destas descobertas para o mundo.
Conheça um pouco sobre como pensamos
O trabalho realizado no Centro de Educação Infantil GAIA é baseado na tendência Sócio-Interacionista, que parte do princípio que a possibilidade de apropriação de conhecimentos se faz presente nas interações sociais, desde que a criança vem ao mundo.
O trabalho realizado no Centro de Educação Infantil GAIA é baseado na tendência Sócio-Interacionista, que parte do princípio que a possibilidade de apropriação de conhecimentos se faz presente nas interações sociais, desde que a criança vem ao mundo.
Também no que se
refere a esta proposta, reconhecemos a Escola como o lugar social primordial da
infância, pois é neste momento que ocorre o primeiro encontro com o mundo além
da esfera familiar. É aqui que os primeiros laços sociais se formam e cabe à
nós termos a consciência, respeitar e intermediar este momento tão importante.
Nesta fase de descobrimentos e desenvolvimentos é necessário o acompanhamento
integral e direto do adulto que lhe acompanha e orienta neste percurso, sendo
este o papel do professor ou do atendente. Estes, por sua vez, necessitam de
aptidões subjetivas e técnicas para tal missão.
Assim,
entendemos a infância como o cenário onde o ator principal é a criança e cabe à
nossa equipe promover o seu desenvolvimento saudável numa visão global, da
saúde física e psíquica aos laços afetivos e sociais.
Já
criança por sua vez, é o sujeito da infância. Sua principal característica é a
sua singularidade. Enquanto a infância abrange toda uma fase da vida humana, a
criança é singular.
A criança, mesmo
antes de nascer já possui uma história, expectativas, desejos e um lugar dentro
da família. Esta pré-história, digamos assim, já funciona como um referencial
para as respostas da criança desde o seu nascimento. E assim que nasce,
mergulha no mundo cheio de imagens, sons e objetos que vão lhe marcando e ao
mesmo tempo em que a criança vai respondendo e estabelecendo um jeito de lidar
com o mundo que o cerca.
Toda mãe sabe
distinguir os choros dos bebês. O que para uma pessoa desconhecida é apenas um
choro, para a mãe, cada chorinho é um sinal diferente: fome, sono, fralda suja,
cólica, os dentinhos nascendo, etc. E estas nomeações e diferenciações vão
introduzindo, dia após dia, a criança no mundo da linguagem e dos símbolos
exclusivamente humanos, ou seja, introduzindo a criança no mundo das palavras.
Para nós da Escola GAIA, é de extrema importância o conhecimento
deste processo de desenvolvimento, uma vez que a criança necessita do olhar, da
voz e do toque do adulto que lhe acompanha. O respeito e o carinho, bem como o
reconhecimento de um pequeno humano em formação formam as bases de um processo
saudável e alegre dentro desta fase da vida. É isto que queremos promover.
ESTRUTURA
A
Escola Gaia tem espaços que visam propiciar um ambiente saudável,
possibilitando o melhor desenvolvimento
das crianças e das atividades realizadas. As salas, os brinquedos e todos os
materiais são pensados pedagogicamente para cada etapa de seu percurso dentro
da Escola.
Além
da estrutura física, para nós é de suma importância a qualidade do atendimento
de nossos professores, atendentes e demais profissionais que realizam seus
trabalhos dentro da Escola. Pois acreditamos que os laços afetivos e sociais
que as crianças estabelecem tanto com os colegas como com os adultos são marcas
importantes no percurso da história de cada um.
Comentários
Postar um comentário