Como pensamos a Educação Infantil

Educação Infantil para nós é um lugar de carinho, de educar para a vida, lugar em que as crianças chegam nos braços dos pais e vão embora andando por si só. São momentos de marcas fundamentais em nossas vidas.

E por isso que queremos possibilitar um espaço em que a família e a escola possam estar juntas, um espaço de vida e acompanhamento destas descobertas para o mundo.

        Conheça um pouco sobre como pensamos
     O trabalho realizado no Centro de Educação Infantil GAIA é baseado na tendência Sócio-Interacionista, que parte do princípio que a possibilidade de apropriação de conhecimentos se faz presente nas interações sociais, desde que a criança vem ao mundo. 
Também no que se refere a esta proposta, reconhecemos a Escola como o lugar social primordial da infância, pois é neste momento que ocorre o primeiro encontro com o mundo além da esfera familiar. É aqui que os primeiros laços sociais se formam e cabe à nós termos a consciência, respeitar e intermediar este momento tão importante. Nesta fase de descobrimentos e desenvolvimentos é necessário o acompanhamento integral e direto do adulto que lhe acompanha e orienta neste percurso, sendo este o papel do professor ou do atendente. Estes, por sua vez, necessitam de aptidões subjetivas e técnicas para tal missão.
        Assim, entendemos a infância como o cenário onde o ator principal é a criança e cabe à nossa equipe promover o seu desenvolvimento saudável numa visão global, da saúde física e psíquica aos laços afetivos e sociais.
          Já criança por sua vez, é o sujeito da infância. Sua principal característica é a sua singularidade. Enquanto a infância abrange toda uma fase da vida humana, a criança é singular.
A criança, mesmo antes de nascer já possui uma história, expectativas, desejos e um lugar dentro da família. Esta pré-história, digamos assim, já funciona como um referencial para as respostas da criança desde o seu nascimento. E assim que nasce, mergulha no mundo cheio de imagens, sons e objetos que vão lhe marcando e ao mesmo tempo em que a criança vai respondendo e estabelecendo um jeito de lidar com o mundo que o cerca.
Toda mãe sabe distinguir os choros dos bebês. O que para uma pessoa desconhecida é apenas um choro, para a mãe, cada chorinho é um sinal diferente: fome, sono, fralda suja, cólica, os dentinhos nascendo, etc. E estas nomeações e diferenciações vão introduzindo, dia após dia, a criança no mundo da linguagem e dos símbolos exclusivamente humanos, ou seja, introduzindo a criança no mundo das palavras.
Para nós da Escola GAIA, é de extrema importância o conhecimento deste processo de desenvolvimento, uma vez que a criança necessita do olhar, da voz e do toque do adulto que lhe acompanha. O respeito e o carinho, bem como o reconhecimento de um pequeno humano em formação formam as bases de um processo saudável e alegre dentro desta fase da vida. É isto que queremos promover.

ESTRUTURA
          A Escola Gaia tem espaços que visam propiciar um ambiente saudável, possibilitando  o melhor desenvolvimento das crianças e das atividades realizadas. As salas, os brinquedos e todos os materiais são pensados pedagogicamente para cada etapa de seu percurso dentro da Escola.
          Além da estrutura física, para nós é de suma importância a qualidade do atendimento de nossos professores, atendentes e demais profissionais que realizam seus trabalhos dentro da Escola. Pois acreditamos que os laços afetivos e sociais que as crianças estabelecem tanto com os colegas como com os adultos são marcas importantes no percurso da história de cada um.
        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Teatro sobre alimentação saudável

A alimentação é um tema que, para nós da escola Gaia, precisa muito ser discutido, pensado e revisto.

Oito jeitos de mudar o mundo