Como pensamos a Educação Infantil

Educação Infantil para nós é um lugar de carinho, de educar para a vida, lugar em que as crianças chegam nos braços dos pais e vão embora andando por si só. São momentos de marcas fundamentais em nossas vidas.

E por isso que queremos possibilitar um espaço em que a família e a escola possam estar juntas, um espaço de vida e acompanhamento destas descobertas para o mundo.

        Conheça um pouco sobre como pensamos
     O trabalho realizado no Centro de Educação Infantil GAIA é baseado na tendência Sócio-Interacionista, que parte do princípio que a possibilidade de apropriação de conhecimentos se faz presente nas interações sociais, desde que a criança vem ao mundo. 
Também no que se refere a esta proposta, reconhecemos a Escola como o lugar social primordial da infância, pois é neste momento que ocorre o primeiro encontro com o mundo além da esfera familiar. É aqui que os primeiros laços sociais se formam e cabe à nós termos a consciência, respeitar e intermediar este momento tão importante. Nesta fase de descobrimentos e desenvolvimentos é necessário o acompanhamento integral e direto do adulto que lhe acompanha e orienta neste percurso, sendo este o papel do professor ou do atendente. Estes, por sua vez, necessitam de aptidões subjetivas e técnicas para tal missão.
        Assim, entendemos a infância como o cenário onde o ator principal é a criança e cabe à nossa equipe promover o seu desenvolvimento saudável numa visão global, da saúde física e psíquica aos laços afetivos e sociais.
          Já criança por sua vez, é o sujeito da infância. Sua principal característica é a sua singularidade. Enquanto a infância abrange toda uma fase da vida humana, a criança é singular.
A criança, mesmo antes de nascer já possui uma história, expectativas, desejos e um lugar dentro da família. Esta pré-história, digamos assim, já funciona como um referencial para as respostas da criança desde o seu nascimento. E assim que nasce, mergulha no mundo cheio de imagens, sons e objetos que vão lhe marcando e ao mesmo tempo em que a criança vai respondendo e estabelecendo um jeito de lidar com o mundo que o cerca.
Toda mãe sabe distinguir os choros dos bebês. O que para uma pessoa desconhecida é apenas um choro, para a mãe, cada chorinho é um sinal diferente: fome, sono, fralda suja, cólica, os dentinhos nascendo, etc. E estas nomeações e diferenciações vão introduzindo, dia após dia, a criança no mundo da linguagem e dos símbolos exclusivamente humanos, ou seja, introduzindo a criança no mundo das palavras.
Para nós da Escola GAIA, é de extrema importância o conhecimento deste processo de desenvolvimento, uma vez que a criança necessita do olhar, da voz e do toque do adulto que lhe acompanha. O respeito e o carinho, bem como o reconhecimento de um pequeno humano em formação formam as bases de um processo saudável e alegre dentro desta fase da vida. É isto que queremos promover.

ESTRUTURA
          A Escola Gaia tem espaços que visam propiciar um ambiente saudável, possibilitando  o melhor desenvolvimento das crianças e das atividades realizadas. As salas, os brinquedos e todos os materiais são pensados pedagogicamente para cada etapa de seu percurso dentro da Escola.
          Além da estrutura física, para nós é de suma importância a qualidade do atendimento de nossos professores, atendentes e demais profissionais que realizam seus trabalhos dentro da Escola. Pois acreditamos que os laços afetivos e sociais que as crianças estabelecem tanto com os colegas como com os adultos são marcas importantes no percurso da história de cada um.
        

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A experiência de hoje é.... Bolo de feijão!

Teatro sobre alimentação saudável